17/09/08

Conheça seu potencial




Todos somos capazes de "ser" muitas coisas. Não importa nossa idade, classe social ou etnia. Todos somos capazes de aprender coisas novas, mesmo as que nos parecem mais difíceis.
Mas apenas metade de toda a população do mundo realmente atinge o máximo de
seu potencial. Isso acontece porque muitas pessoas se julgam inferiores demais para sequer tentar; mas nem sempre demonstram claramente. A maioria esconde-se sobre uma arrogância sem fundamentos, apenas para não se sentir "por baixo"; tentam proteger-se de passar por situações em que sejam humilhados ou confrontados mediante a sua "incapacidade", achando que assim privam-se de

passar por preconceito ou ridicularização; mas não percebem que antes de todos, elas mesmas manifestam ter preconceito de si. Há uma frase que diz: "o mundo nos vê da maneira que nós nos vemos." Tudo começa em nós. Eu já conheci pessoas que, embora muito pobres, eram ricas de espírito e caráter; e pessoas que embora ricas, eram pobres na personalidade e completamente vazias; tenho certeza que você também já. Tudo é muito relativo. Não é a classe social, ou a cidade / estado / país que define uma pessoa. Também tive o prazer de conhecer pessoas que de tão simplórias, ao primeiro contato qualquer um não diria que são tão cultas e boas como realmente são. O que esses padrões de pessoas têm em comum? Pense um pouco. Eles têm aquilo que falta a quem não consegue dar uma chance a si mesmo: tudo o que eles fazem é para si próprios, não pensando na opinião de terceiros. Em muitas situações vamos nos encontrar sozinhos e sem apoio, por isso precisamos aprender o quanto antes a apoiar-nos em nós mesmos. Não podemos depender da aprovação ou da ajuda dos outros para nos mover. Ninguém vive nossa vida, ou em nossa pele; só nós conhecemos nossos sonhos e projetos; só nós podemos tomar uma atitude e fazer acontecer. Já é tão difícil conseguir uma oportunidade para qualquer coisa nessa vida, que se isso não começar por nós, se nós não dermos a nós mesmos uma primeira oportunidade de descobrir nossa capacidade, dons e talentos, não podemos esperar que as pessoas de fora venham a fazer isso por nós. Espaço se conquista, não se ganha.
Medite nisso hoje. Páre de achar que as pessoas o julgam inferior; isso tem origem em você mesmo. Você se julga inferior. Precisamos nos amar, nos aceitar e nos descobrir para vivermos bem. Dê uma chance a si mesmo! Mova-se! Busque sua felicidade. Abra sua mente. Encare a realidade, não fuja; porque ainda que você se esconda, os anos vão continuar passando. Se você se der uma chance nesse momento, pode dar um rumo totalmente diferente a sua vida. Se você se der uma chance nesse momento, além de aumentar a sua auto-estima, vai descobrir que a felicidade verdadeira origina-se em pequenas coisas, e podem mudar uma história que influência a tantas outras histórias - daqueles que convivem ao seu redor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Minhas postagens